Disfunção Temporomandibular (DTM)

O que é ATM?

ATM é a abreviatura de Articulação Temporomandibular. Localizam-se entre a mandíbula e o crânio na região anterior à orelha, do lado direito e esquerdo. Essas articulações possibilitam os movimentos da boca como abertura,fechamento, e funções como mastigar, falar e engolir.

O que é DTM?

DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares.  Genericamente, o termo  se refere às anormalidades que atingem as ATM e/ou os músculos da mastigação.

Quais os sintomas?

Os mais comuns são: dificuldade, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca, ruídos nas ATM, travamento da mandíbula, dores na face, ouvido e região cervical, cansaço nos músculos da face, certos tipos de dor de cabeça entre outros.

Comissão Leigos SBDOF.001

Quais as causas?

Não existe uma causa específica. Existem fatores que podem desencadear, perpetuar e contribuir para que a dor e disfunção se apresente. Alguns destes fatores são: trauma, estresse emocional, apertamento constante dos dentes, hábitos como mascar chicletes, roer unhas, etc, e até predisposição genética para dores crônicas, dentre outros. Antigamente, acreditava-se que tudo era causado pela posição dos dentes; hoje, os estudos mostram que o papel da má oclusão dentária na causa de DTM é pequeno.

Comissão Leigos SBDOF.002

Como tratar?

Os tratamentos de escolha nos dias atuais são conservadores e apresentam excelentes resultados, como autocuidados, medicação, placa de mordida, fisioterapia, etcEm uma pequena porcentagem de casos onde há alterações específicas nas ATMs, a cirurgia pode ser indicada. Entretanto é importante lembrar que é fundamental um correto diagnóstico já que a maioria das DTMs apresentam envolvimento muscular com indicação de tratamentos conservadores.

 

o Leigos SBDOF.001

Qual profissional devo procurar?

Se você suspeita que é portador de DTM, procure um Cirurgião Dentista especialista em DTM Dor Orofacial, que é a especialidade odontológica que cuida destas e de outras dores da face. Para encontrar um especialista perto de você, busque o indicador profissional da Sociedade Brasileira de DTM Dor Orofacial: www.sbdof.com

Comissão Leigos SBDOF.004

 

 

 

 Referências

  • Zakrzewska JM. Multi-dimensionality of chronic pain of the oral cavity and face. J Headache Pain. 2013; 14(1): 37.
  • De Rossi SS; Stern I; Sollecito TP. Disorders of the masticatory muscles. Dent Clin North Am. 2013; 57(3): 449-64.
  • Campi LB, Camparis CM, Jordani, PC, Gonçalves, DAG. Influência de abordagens biopsicossociais e autocuidados no controle das disfunções temporomandibulares crônicas / Influence of biopsychosocial approaches and self-care to control chronic pain and temporomandibular disorders.  Rev. dor. 2013; 14(3): 219-222.

Os textos desta seção foram preparados pela Comitê de Informação a Leigos da SBDOF.

Coordenadora: Adriana Lira Ortega

Membros:

Carmen Hoyuela

João Paulo Tanganelli

Liete Figueiredo Zwir

Paula Machado

Paulo de Tarso Almeida Carvalho

Sérgio Guimarães

Ilustrações: André Porporatti

Se você suspeita que é portador de DTM ou outra condição de Dor Orofacial, procure um Cirurgião Dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, que é a especialidade odontológica que cuida destas e de outras dores da face.

Para encontrar um especialista perto de você, busque o indicador profissional da Sociedade Brasileira de DTM Dor Orofacial: www.sbdof.com

Anúncios